segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Primeiros Socorros (Parte 3): Envenenamentos

Envenenamentos podem ocorrer de diversas formas (ingestão, inalação ou absorção pela pele), e causar, conforme o agente tóxico, sintomas extremamente variados. O período que o animal pode levar para manifestação dos sintomas também é variável , podendo ir de poucos minutos vários dias. O envenenamento pode ocorrer ainda de forma intencional ou acidental. 
Dentre os principais produtos causadores de intoxicação em cães e gatos, destacam-se:
Medicamentos:
Muitos medicamentos podem ser tóxicos para animais, e mesmo dentre espécies há raças que podem ser sensíveis a determinados medicamentos. Cuidado, portanto para não dar medicamento por conta própria para seu animal (paracetamol, Ácido Acetil Salicílico (AAS, melhoral,  asprina etc), ivermectina, diclofenaco, ivermectina são apenas alguns medicamentos que podem apresentar elevador grau de toxicidade para seu animal. Portanto, não custa lembrar: NUNCA forneça medicamentos sem orientação médico veterinária e mantenha remédios longe do alcance, não apenas de animais, mas também de crianças; 
Produtos carrapaticidas
Produtos para controle de pulga e carrapato: muitas vezes proprietários não orientados adequadamente ou mesmo por conta própria podem utilizar produtos destinados ao controle de pulgas e carrapatos de forma errada, e isto pode levar a quadros de intoxicação. Pode ocorrer também quadros te intoxicação pela utilização de produtos inadequados (uma vez atendi um cão cujo dono havia utilizado Baygon para combater carrapatos (Por favor não façam isto!). Procure sempre orientação médico veterinária para uso adequado de produtos destinados ao controle de pulgas e carrapatos (saiba mais);
Inseticidas
São comuns os casos em que os animais tem contato com produtos inseticidas após aplicação destes no ambiente. Seja pela ingestão de resíduos dos produtos em bebedouros, vasilhames de comida, ou mesmo pelo contato direto com o produto no ambiente. Por isto tenha cuidado ao fazer uso deste tipo de produto. Procure sempre orientação profissional. Esta é uma medida de segurança para seus animais, para você e para sua família!
Rodenticidas (venenos para ratos)
São também bastante comuns os casos de intoxicação com rodenticidas. Nem, tanto com os produtos mais modernos, pois seu sabor, de um modo geral, e desagradável, porém ainda é comum a prática do uso de produtos como "chumbinho" "mil gatos" e vários outros produtos cuja venda hoje é proibida no Brasil, porém são facilmente encontrados no comércio. A composição destes venenos é muito variável, indo de estricnina (produto altamente tóxico) a misturas de diversos produtos, o que torna estes produtos extremamente perigosos. Não utilize produtos como chumbinho para o controle de roedores, sua efetividade é limitada, pois mata apenas alguns poucos indivíduos, e há um grande risco de envenenamento para animais e seres humanos, em especial crianças. Vale ressaltar ainda que estes produtos são geralmente os utilizados por criminosos nos casos de envenenamento proposital de animais;
Produtos de limpeza
Desinfetantes, detergentes, água sanitária, desentupidores (soda caustica, ácido muriático etc) dentre outro, são substâncias comuns ao ambiente doméstico. O problema que que estes produtos podem se acidentalmente ingeridos por seu animal causando graves danos à saúde. Igualmente ao recomendado para os medicamentos, mantenha produtos de limpeza em local de difícil acesso para crianças e animais
Alimentos
Esta é boa para as pessoas que gostam de dar "comidinhas" para seu animal. Muitos alimentos humanos podem ser tóxicos para os animais: muito cuidado com chocolate, passas, uvas, nozes, cebola, alho... O ideal é oferecer para ração de qualidade, e , eventualmente, algum petisco ou biscoito próprio para animais. Algumas frutas podem entrar no cardápio, porém em pequenas porções (não oferecer frutas cítricas).
Plantas
Algumas plantas ornamentais, tais como comigo-ninguém-pode, espirradeira, babosa (Aloe vera), amarilis, mamona, copo de leite, espada de são jorge dentre outras podem conter compostos potencialmente perigosos para seu animal. O ideal é que, quando da escolha de plantas ornamentais procure se informa sobre os riscos, evitando-se adquirir plantas tóxicas.
Quais os sintomas de envenenamento?
Os agentes tóxicos são muito variados, e portanto os sintomas também o são. De um modo geral, animais envenenados apresentam alguns dos seguintes sintomas:
- Alteração de da consciência (agitação, sonolência e, às vezes, coma);
- Salivação intensa;
- Vômitos;
- Dor abdominal;
- Hemorragias;
- Tremores;
- Dilatação ou contração da pupila;
- Dificuldade para respirar;
- Alteração dos batimentos cardíacos.
O que fazer?
Em primeiro lugar: mantenha a calma!
O procedimento varia conforme o tipo de produto:
- Plantas e medicamento: provoque o vômito;
- Não provoque vômito se: seu animal estiver inconscientes ou se o agente causador for algum derivado de petróleo, ou algum produto cáustico ou corrosivo (para provocar vômito utilize água oxigenada 3%: uma a 5 colheres de café, ou ainda sal de cozinha, 1 a 3 colheres de chá para cães)
- Se o seu animal estiver sujo com o produto ou com o vômito contendo o agente tóxico, banhe-o com água levemente morna e sabão de coco (não utilize sabonete pet com produtos carrapaticidas nem nada do tipo);
- Se houver convulsões, procure manter o animal protegido de  ocasionar auto-lesões se debatendo. Coloque-o em local confortável;
- Procure identificar o agente tóxico. Se tiver embalagem, leve-a com seu animal a um médico veterinário;
- Leve seu animal imediatamente a um médico veterinário. 
- Caso haja suspeita de envenenamento proposital: DENUNCIE! Procure a polícia e faça um boletim de ocorrências.




Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário


Imagem:http://4.bp.blogspot.com/FMPyQCqP7I/Th9Kmh85HtI/AAAAAAAAB4I/4lJgh8ydKrA/s320/socorro_caes_gatos2_116111151513125.jpg

4 comentários:

  1. Coceira:

    Não sei porque, mas uma pergunta feita por Eliene não foi publicada como comentário, mas recebi no e-mail e vou agora respondê-la (ou tentar).
    A pergunta: Dr. Juracir, eu queria saber o que é bom para coceira. Meu cachorro se coça muito, e não tem carrapato nem pulga, o que pode ser?
    Provavelmente seja um dos próximos tópicos, mas coceira, que miotas vezes é tida pelos proprietários como um sintoma de fácil ddiagnóstico, nem sempre se mostra tão fácil, em função da grande variedade de causas possíveis. Dentre as principais causas de coceira podemos ter dermatite a picada de pulgas (DAPP), que pode ocorrer mesmo quando o proprietário não consegue observar pulgas ou carrapatos, sarna, intolerância alimentar, atopia (um tipo de alergia, algumas infecções por fungos dentre outras. Neste caso, é importante que se faça uma boa anamnese (avaliação da história clínica e sintomas clínicos associados) para tentar identificar a causa. Cada causa possui um tratamento distinto, e portanto difícil especificar em que condição seu animal se enquadra. O ideal em caso de coceira é realmente levar seu animal para um veterinário para que se faça o diagnóstico. Provavelmente serão necessários exames complementares, em especial raspados de pele, hemograma, dentre outros conforme o caso.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe passou baygon na minha cachorra q tem 3 anos e esta com pulga e carrapato, ela é porte medio e é filhote de cocker com cocker viralata.
    Minha cachorra ficou mto agitada a ponto de se jogar da escada e cair de focinho no chão..
    Eu nao estava em casa quando ela aplicou o produto, entao nao sei qual a qtd aplicada. Mas sei q minha cachorra está agitada como nunca. por que isto está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o maior problema seja do barulho proveniente do spray. Muitos animais detestam aquele som. Isto pode ocasionar um elevado grau de stress, e provavelmente seja isto o que tenha ocorrido.

      Excluir