terça-feira, 1 de novembro de 2011

Toxoplasmose, mulheres grávidas e gatos.

Semana passada, conversando com uma amiga, grávida,  que estava com seu gatinho em tratamento em função de uma gastroenterite, falávamos sobre os temores que rodeiam a gravidez, em especial quando a gestante possui gatos ou tem contato frequente com estes animais. 
Injustamente, por puro preconceito ou desconhecimento, inclusive, em muitos casos, repassados mesmo por médicos e outros profissionais de saúde, a gestação é motivo para abandono e/ou afastamento de animais inocentes. E a principal causa deste tabu: a Toxoplasmose.


Mas o que é a toxoplasmose?
É uma doença causada por um parasita Toxoplasma gondii, parasita presente em alguns gatos e transmitido para o homem por meio da ingestão de uma das formas infectantes do parasita : oocistos, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos.
Os gatos se infectam quando ingerem a carne de animais (ratos, aves etc.) contendo cistos na sua musculatura. Após um período, o gato infectado passa a liberar, por um período de 15 dias (e apenas durante este período) oocistos nas fezes e urina. Estes oocistos,a princípio, não são capazes de causar infecção, necessitando de 2 a 5 dias para se converter na forma infectante.
Transmissão para o ser humano
No Brasil estudos, realizados em diversos estados apontam que de 30 a 70% da população tem titulação de anticorpos para a toxoplasmose. A transmissão da toxoplasmose para os seres humanos ocorre:
- Na alimentação:
Estudos apontam que esta via de transmissão correspondem a ela ingestão de alimentos contaminados, em especial, verduras e legumes mal higienizados, carnes cruas ou mal cozidas ou assadas, leite e queijo não pasteurizados. Nos alimentos, a contaminação também pode ocorrer pela chamada "contaminação cruzada" que ocorre pelo uso de utensílios em alimentos contaminados, e posterior uso destes mesmos utensílios em alimentos não contaminados. Há registros de transmissão por água contaminada. A via alimentar, pela ingestão de formas contaminantes de transmissão corresponde a forma mais comum de contágio.
- Por via congênita (da mãe para o feto)
Uma mulher infectada durante a gestação, pode transmitir para o feto o parasita. Neste caso vale ressaltar que o problema não está naqueles casos em que a mulher já era portadora do parasita antes da gravidez, nestes casos, o próprio organismo da mulher se encarrega de manter os parasitas sob controle, protegendo assim o feto. O problema está naquelas que adquirem a doença durante o período gestacional. Neste caso, há o risco de transmissão para o feto.  
- De animais para seres humanos
Apesar de der a forma mais temida, é a menos provável, São considerados casos raríssimos (improváveis) de transmissão. Isto ocorre pois os oocistos precisam de 2 dias no a ambiente para se tornarem infectantes. Assim,  torna-se muito difícil (praticamente impossível) que um animal, como um gato, possa transmitir diretamente ao parasita para uma pessoa.
- Outras formas raras
Algumas outras circunstâncias podem ocasionar a transmissão da toxoplasmose, tais como: transfusão sanguínea, acidentes em laboratório com material contaminado, transplantes de órgãos. Até algum tempo as fezes de pombos eram postas como fonte de contaminação, hoje estudos apontam que apenas o consumo da carne crua destas aves pode transmitir esta doença.
Quais os sintomas?
No homem, menos de 10% das pessoas infectadas apresentam algum sintoma. As manifestações clínicas mais comuns são comuns a várias doenças, nos poucos casos sintomáticos pode-se observar a maioria dos casos o aumento dos linfonodos (ínguas). Os sintomas muitas vezes se restringem a isto, porém em alguns casos raros podem ocorrer  febre, dores nos músculos e articulações, cansaço, dores de cabeça, dor de garganta, surgimento de pontos avermelhados por todo o corpo - como uma alergia, urticária e aumento do fígado e do baço; menos comumente ocorre inflamação do músculo do coração.  Apesar de, na maioria das vezes estes gânglios desaparecerem espontaneamente, em alguns casos podem durar meses, bem como o cansaço e a fadiga.
Uma forma menos benigna de acometimento dos pacientes com imunidade normal é a inflamação da retina (corioretinite).
Quando a transmissão ocorre por via placentária, pode ocorrer:
1º trimestre: aborto
2º trimestre: Síndrome ou Tétrade de Sabin
. coriorretinite: 90% dos casos
. calcificação cerebral: 69% dos casos
. perturbação neural: 60% dos casos
. micro e macrocefalia: 50% dos casos
3º trimestre: nasce normal, mas com sintomas de comprometimento ganglionar, hepatosplenomegalia, anemia, miocardite, problemas visuais.

Nos gatos os sintomas  as síndromes clínicas mais comuns são : deficiências neurológicas, retinocoroidite, polimiosite, linfadenopatia, hepatite, pancreatite, granuloma intestinal, abortamento e moléstia neonatal.
Prevenção
- Evitar o consumo de carnes cruas ou mal cozidas;
- Manter boa higiene e lavar as mãos após manipular carnes cruas, passar o hábito de lavar sempre as mãos às crianças quando elas brincarem em tanques de areia ou no solo;
- Lavar as mãos após manusear animais;
- Levar seus animais frequentemente ao veterinário e oferecer alimentos secos, enlatados ou fervidos e impedidos de comer carne crua ou caçarem ratos;
- As fezes dos gatos e o material de forração do local aonde ele dorme devem ser eliminados diariamente, antes que os oocistos tenham tempo de se tornar infectante, utilizar luvas para execução a tarefa de limpar  caixas de areia de gatos, lavando bem as mãos após esta operação;
- Utilizar luvas nas atividades de jardinagem, e lavar bem as mãos;
- Higienizar adequadamente verduras e legumes, lavando-as com água limpa, e mantendo-as de molho em uma solução de 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio /litro de água, deixando-as de molho por  pelo menos 30 minutos, e enxaguando-as em seguida;
- Os tanques de areia para a recreação das crianças devem ser cobertos quando não estão em uso, ou cercados para impedir o acesso de gatos, ou então tratá-los periodicamente com água fervente.


Em resumo: O gato é inocente, sendo injustificável a recomendação para que mulheres grávidas não tenham contato com estes animais!


Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário


Imagens: 
http://healthylifecarenews.com/wp-content/uploads/2011/07/Toxoplasma-parasite-in-cat.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-6jKSISgMM-s/TaNl3qrDGII/AAAAAAAAAHI/osTaHbDUPxc/s320/toxoplasmose.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário