sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A importância das vacinas para seus animais

As vacinas são instrumentos importantes para a saúde de seu animal de estimação. Elas atuam promovendo a imunização contra as principais doenças de seu cão ou gato.
As principais doenças preveníveis por vacinas em cães e gatos são:

Cães:


Cinomose: Doença provocada por vírus que afeta animais de qualquer idade. Altamente transmissível, por meio do contato direto, ambiente contaminado ou mesmo por via aérea pode manifestar-se com diversos sintomas tais como: sinais cutâneos, gastrointestinais, respiratórios ou neurológicos. Não há tratamento específico e a mortalidade é muito alta, e mesmo quando o animal sobrevive à doença há uma grande probabilidade de ocorrência de sequelas, marcadas principalmente por sinais neurológicos (tiques, incoordenação motora, convulsões etc).
2) Parvovirose: Acomete mais comumente filhotes, levando a um quadro gastrointestinal grave com diarréia e vômitos com sangue. Em animais mais velhos, pode provocar sinais cardíacos. O contágio ocorre através do contato com as fezes contaminadas, porém o vírus pode permanecer no ambiente por meses a anos. Também não há tratamento específico, somente sintomático, e a taxa de mortalidade é alta.
3) Coronavirose: doença viral, com manifestação gastrointestinal semelhante a parvovirose, porém mais branda. O cão também se contamina ao entrar em contato com as fezes contaminadas.
4) Leptospirose: doença bacteriana, que pode ser causada por diversos sorovares (tipos de leptospira) existindo mais de 10 que podem contaminar o cão. Cada sorovar manifesta uma sintomatologia clínica, que pode variar de lesões graves em rins, fígado e hemorragias. O animal se contamina entrando em contato com o animal doente ou urina contaminada (que também pode contaminar água e alimentos).
5) Parainfluenza e Adenovírus tipo 2: doenças  virais, que acometem o sistema respiratório causando tosse, espirro que podem evoluir pra pneumonia. O cão se contamina ao entrar em contato com os animais doentes,  que transmitem o vírus através de partículas durante a tosse ou espirro. Altamente contagiosa, principalmente  em locais com grande número de animais (canis, parques). É uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) importante.
6) Hepatite Infeciosa: doença viral com manifestação hepática e ocular. Ocorre através do contato  oronasal com o cão doente. Caracteriza-se por icterícia (urina e mucosa ocular amarelas) falta de apetite, fraqueza. 
7) Raiva: doença viral grave e sem cura, que manifesta sinais neurológicos e que se comprovada a doença é indicado eutanásia do animal. Por se tratar de uma importante zoonose, a vacina contra raiva é a única obrigatória por lei Federal no Brasil. Todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente com esta vacina.
8) Leishmaniose visceral: doença grave transmitida pela picada de determinadas espécies de mosquitos, manifesta inúmeros sinais clínicos no cão como lesões em pele, aumento de linfonodos, anemia, alterações em órgãos como baço, rins  e fígado  entre outros. O tratamento canino com determinadas drogas é proibido no Brasil e a legislação vigente recomenda a eutanásia dos animais positivos.
A vacina está disponível somente em áreas endêmicas (onde há vários casos de Leishmaniose visceral canina (e humana) comprovados). Uma vez vacinado, o animal pode se tornar positivo em alguns exames para detecção da doença o que em tese teria a indicação da eutanásia. Por isso, ela tem um esquema diferenciado de vacinação, pois precisa de confirmação sorológica negativa antes de iniciar o esquema vacinal, além de um controle muito mais rigoroso dos reforços vacinais.

Gatos:


1) Panleucopenia felina: doença viral, contagiosa através do contato com as fezes ou objetos que tenha entrado em contato com o animal contaminado. Manifesta principalmente sinais gastrointestinais graves com alto índice de mortalidade. Não possui tratamento específico, somente sintomático.
2) Rinotraqueíte: doença viral (causada por um herpesvírus), altamente contagiosa, que manifesta sinais respiratórios (principalmente espirros e secreção nasal) e alterações oculares, podendo levar o gato a morte por complicações do quadro ou  permanecer com sequelas oftálmicas.
3) Clamidiose: doença bacteriana, transmissível aos humanos, que se caracteriza principalmente por lesões oculares (conjuntivite, úlcera de córnea...)
4) Calicivirose: doença viral, que causa infecção respiratória nos felinos. Pode vir associada a rinotraqueíte e a clamidiose, levando ao quadro de complexo respiratório felino.
5) Leucemia Viral Felina (FeLV): doença viral grave, sem cura e sem tratamento específico, contagiosa  principalmente pela saliva do animal contaminado (que pode contaminar comedouros e bebedouros), lambedura ou modedura. Apresenta diversas manifestações clínicas, entre elas a imunossupressão e  o aparecimento de tumores em diversos órgãos (linfomas).
6) Vacina Anti-Rábica: Por se tratar de uma importante zoonose (que os cães ou gatos doentes transmitem pela mordedura/saliva), a vacina contra raiva é a única obrigatória por lei Federal no Brasil. Todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente com esta vacina.

Esquemas de vacinação:


Os esquemas que se seguem são das vacinas básica, outras podem ser indicadas por seu veterinário (giárdia, gripe, etc.) bem como vacinas como a contra a Leishmaniose pode ser removida do esquema básico. Idades do animal e intervalos de aplicação podem também variar conforme fabricante e prescrição Médico Veterinária.


Cães:

Semanas de vida do cão
V8 ou v10
Raiva
Leishmaniose
4 a 6
1 dose


8 a 10
2 dose

12 a 14
3 dose

16

1 dose

24


1 dose
27


2 dose
30


3 dose
Reforço anual
Reforço anual
Reforço anual
Reforço anual



Gatos:


Semanas de vida
Tríplice felina
Quádrupla
raiva
4 a 6



8 a 10
1 dose
1 dose

12 a 14
2dose
2 dose

16 a 18
3 dose

1 dose
Reforço anual
Reforço anual
Reforço anual
Reforço anual



Vacinas comerciais e não comerciais

No Brasil são considerados dois tipos de vacinas, as ditas comerciais e as não comerciais. As ditas não comerciais, a princípio são (ou deveriam ser) fornecidas exclusivamente a médicos veterinários. Sua conservação, manuseio e uso rigorosamente controlados, o que garante (ou garantiria) a qualidade do produto. Outra vantagem das vacinas não comerciais é que por serem produzidas por grande empresas, geralmente multinacionais, possuem um maior controle técnico-científico, são frequentemente atualizadas com novas cepas virais e seus adjuvantes são, geralmente, de melhor qualidade. As comerciais são vendidas a qualquer pessoa. Sua aplicação, em geral é feita em balcões, pet-shops e por pessoas sem nenhum preparo técnico. Sua conservação, manuseio e controle geralmente deficitários. Sua composição também pode apresentar cepas de menor poder imunogênico e adjuvantes menos eficientes, e acabam tendo sua sua efetividade prejudicada. 


A importância do médico veterinário na imunização de seu animal

Vacinar um animal é muito mais do que simplesmente aplicar uma injeção seguindo um calendário pré-estabelecido. Diversos fatores podem influenciar na efetividade da vacina tais como a própria vacina (qualidade, conservação, via de aplicação etc) o animal (idade, condição de saúde, temperatura, nutrição etc) e portanto muito cuidado deve ser tomado ao se vacinar um animal. É importante uma criteriosa avaliação clínica, escolha da vacina, definição do esquema mais adequado para seu animal, e somente um Médico Veterinário está habilitado para fazer este procedimento de forma técnica, visando minimizar os riscos e potencializar os efeitos  da vacina para seu animal.


Fontes:
http://www.clinipet.com
http://www.caocarinho.com.br
Ramsey, Ian K/ Tennant Junior, Bryn - Manual de doenças infecciosas em cães e gatos




Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário
CRMV-CE 1549