terça-feira, 10 de julho de 2012

Entenda o ciclo estral das cadelas!

No tocante ao ciclo estral das cadelas já vi muitas coisas. De cliente chorando porque o animal está sangrando a outras dizendo que a cadela está menstruada. Quem vivencia a rotina da clínica veterinária sempre se depara com estas situações...
Bem, para começar vamos entender o seguinte: cadelas não possuem ciclo menstrual, e portanto não menstruam, nestas nossas amigas o que ocorre é o que o chamado ciclo estral, o qual possui fases cio características específicas.
A maturidade sexual das cadelas é muito variável. Nas raças de pequeno porte, o primeiro ciclo estral ocorre por volta de 7 a 10 meses, já nas raças de grande porte, este pode se dar  até o segundo ano de vida. a partir do primeiro cio, cada animal terá, em média, de 1 a 2 ciclos por ano, até o término de sua vida, já que cadelas não apresentam supressão de cio em função da idade avançada. O intervalo entre cada cio varia conforme o porte do animal, reça, idade, condições gerais de saúde e nutrição detre outros fatores.
O ciclo estral das cadelas, encontramos as seguinte fases:

Proestro
É a primeira fase do ciclo. Sua duração é em torno de 9 a 10 dias. Caracteriza-se pelo inchaço (entumescimento) da região vaginal. Neste período ocorre descarga vaginal sanguinolenta, daí a confusão com uma "menstruação". O organismo do animal se prepara para a ovulação e posterior gestação. A fêmea não aceita o macho.
Estro (cio)
Esta fase dura aproximadamente 9 dias. Neste período ocorre a ovulação e a fêmea aceita o macho. É o "período fértil" da cadela.
Diestro
Na terceira fase do ciclo estral, que dura em torno de 70 dias, independente de estar prenhe ou não, todo o equilíbrio hormonal se comportará de forma similar a uma gestação. Nesta fase também pode aparecer a condição clínica conhecida como "falsa prenhez". As fêmeas não grávidas podem, em função de todo este conjunto hormonal, "adotar" outros animais ou brinquedos, neste momento. Não há aceitação do macho.

Anestro
Com duração aproximada de  130 dias, esta é uma fase em que se observa uma certa estabilidade hormonal, sendo portanto uma fase de"repouso" e preparo do organismo para o próximo ciclo. Nesta etapa não há aceitação do macho.

DICAS:
- O uso de fraldas absorventes, próprias para cães, no período do proestro poderão evitar que o sangue se sua cadela cause manchas em tapetes, carpetes e sofás;
- Se não deseja que sua cadelinha venha a ficar prenhe, mantenha-a afastada de machos no período do proestro e do estro. Isto vale também para machos inteiros (não castrados) que convivem com sua cadelinha, mesmo parentes diretos. Não que haja riscos de prenhez na primeira fase, mas às vezes é difícil perceber a transição entre estas fases;
- Sua cadelinha, no período do estro a até no diestro poderá estar mais sensível e ansiosa. Evite neste período punições, submetê-las a condições de estresse e esteja também sensível a este período especial;
- Caso haja o desejo de reprodução, o ideal é que ambos os animais estejam com a vacinação em dias e passem por uma avaliação de um médico veterinário. Nesse caso o ideal é que a fêmea seja levada ao macho, logo após o término do "sangramento". Eles deverão ser mantidos juntos em local tranquilo, durante todo o dia e separados no dia seguinte. Este procedimento deverá se repetir por três vezes, alternando um dia juntos e outro separados.

Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário

Imagens:
- http://img.ehowcdn.com/article-new/ehow/images/a06/2i/vu/maltese-dog-heat-stage-information-800x800.jpg

22 comentários:

  1. Minha cachorrinha está com a descarga vaginal sanguinolenta há mais de 15 dias. É normal?

    ResponderExcluir
  2. Depende! No primeiro cio, podem ocorrer situações atípicas, e às vezes com duração um pouco maior. caso o problema persista, o ideal é que sua cachorrinha seja adequadamente avaliada por um veterinário de sua confiança.

    ResponderExcluir
  3. É possível a cadela ficar prenhe na primeira monta imediatamente após o término do primeiro proestro?

    ResponderExcluir
  4. Minha cadelinha esta sangrando de novo, a ultima vez q ela sangrou foi em março, pensei q seria so 6 meses depois...? Alguem pode me ajudar e me explicar o q esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia: Sim, a média é em torno de 6 meses, mas especialmente nos primeiros cios isto pode ocorrer de forma irregular. Se não for este o caso (animal jovem, primeiros cios), ou, caso haja persistência do quadro procure um veterinário de sua confiança. Há algumas doenças que se manifestam com corrimento vaginal sanguinolento (Tumores, por exemplo) e que muitas vezes os proprietários confundem com o proestro...

    ResponderExcluir
  6. Ai gente, a minha está com 5 meses e hoje notei o sangramento, ela é um poodle toy, será esse processo ou algum problema, tão novinha.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. 5 meses é uma idade bem precoce para o primeiro cio, porém é possível. Leve-a a um veterinário de sua confiança e, em caso de dúvidas, peça-o que faça um exame chamado de citologia vaginal. é um exame simples pelo qual é possível identificar em que fase do ciclo o animal se encontra. Mas provavelmente seja mesmo o primeiro cio chegando.

    ResponderExcluir
  8. minha cadelinha tem 16 anos e urina sangue pode sr menstruação?

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Minha cadela é uma colie, que nunca ficou prenha. Em novembro completa 12 anos.
    Ela está na fase de sangramento; só que dessa vez está saindo sangue (além do normal, pois ela nunca perdeu muito sangue nessas épocas). As perninhas dela estão sujas de sangue - isso nunca aconteceu. Está perdendo sangue há uns 4 dias.
    No mais, ela aparenta estar bem, sem sintomas de doença, parece saudável.
    Estou preocupada... o que pode ser isso? O que posso fazer para ela ficar bem?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. MINHA PINSCHER ESTA NO CIO E COM DIFICULDADES PARA ANDAR ISSO E NORMAL?

    ResponderExcluir
  11. mINHA CACHORRA TEM UM ANO E ATE AGORA Ñ SANGROU É NORMAL?

    ResponderExcluir
  12. boa noite gostaria de saber até quantos anos uma cadela tem menstruação

    ResponderExcluir
  13. boa tard a minha cadela vai fazer guatro anos ja cruzou duas vzes e nao engravidou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Há alguns pontos em relação ao fato de sua cadela não ter "engravidado" após 2 cruzas. Ela realmente foi coberta? Muitas vezes os cuidadores colocam a fêmea e o macho no mesmo ambiente e já deduzem que houve a cobertura. Nem sempre isto acontece. É necessário que a fêmea esteja no período do cio,no qual aceita, efetivamente a cobertura, então é bom ficar de olho e verificar se realmente houve cobertura. Mas vamos considerar que o cruzamento tenha ocorrido. Diversos fatores podem influenciar o fato dela não ter emprenhado: a cadelinha pode ter algum problema reprodutivo (hormonal, mal formação etc) ou o macho (nas duas tentativas foi o mesmo macho?) pode ter algum problema (baixa qualidade ou quantidade de espermatozóides, por exemplo). Além disto tudo é importante que sua cadelinha esteja em boas condições de saúde, uma vez que muitas doenças podem interferir na gestação e mesmo provocar infertilidade. Seu questionamento, como visto é de difícil resposta sem a devida avaliação clínica, e mesmo sem a realização de exames laboratoriais, então, caso haja realmente interesse em reprodução, leve-a a um veterinário de sua confiança.

      Excluir
    2. Olá, Anônimo. Há alguns pontos em relação ao fato de sua cadela não ter "engravidado" após 2 cruzas. Ela realmente foi coberta? Muitas vezes os cuidadores colocam a fêmea e o macho no mesmo ambiente e já deduzem que houve a cobertura. Nem sempre isto acontece. É necessário que a fêmea esteja no período do cio,no qual aceita, efetivamente a cobertura, então é bom ficar de olho e verificar se realmente houve cobertura. Mas vamos considerar que o cruzamento tenha ocorrido. Diversos fatores podem influenciar o fato dela não ter emprenhado: a cadelinha pode ter algum problema reprodutivo (hormonal, mal formação etc) ou o macho (nas duas tentativas foi o mesmo macho?) pode ter algum problema (baixa qualidade ou quantidade de espermatozóides, por exemplo). Além disto tudo é importante que sua cadelinha esteja em boas condições de saúde, uma vez que muitas doenças podem interferir na gestação e mesmo provocar infertilidade. Seu questionamento, como visto é de difícil resposta sem a devida avaliação clínica, e mesmo sem a realização de exames laboratoriais, então, caso haja realmente interesse em reprodução, leve-a a um veterinário de sua confiança.

      Excluir
  14. Tenho uma pitbull de 10 meses e ela ainda não entrou no cio. É normal?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! Tenho uma cadela shi tzu de um ano, ela teve o primeiro cio aos sete meses, quanto tempo para ela ter o segundo? Posso colocar para cruzar? Ela tem um problema de pele que já peguei assim, desde pequena tem caspa seca, já fui a dois veterinários, já gastei muito já usei vários shampoo, tem alguma solução caseira?

    ResponderExcluir
  16. Ola tenho uma cachorrinha que sangrou a primeira vez por uns 15 dias, acabou o sangramento, depois de duas semanas observei um novo sangramento. Isso é normal?;

    ResponderExcluir
  17. Ola minha cadelinha sangrou a primeira vez por quinze dias, acabou o sangramento, depois de 2 semanas observei um novo sangramento. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  18. Minha Cadelinha tem 11 meses , ela ja parou de sangrar mais a vagina continua inchada e liberando um liquido tipo uma água. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, após o sangramento ela entra no período fértil. Caso o líquido tenha mal cheiro, procure um médico veterinário.

      Excluir